terça-feira, 29 de abril de 2008

SARAU FCDEF 2008

Dia 30 de Abril pelas 15 horas no Pavilhão 3 do Estádio Universitário irá ser realizado no âmbito da disciplina de Organização das Actividades de Lazer o SARAU FCDEF.

Serão feitas apresentações de trabalhos elaborados pelas turmas das disciplinas de Recreação e de História da Educação. Haverão demonstrações de Capoeira, Judo, Danças Espanholas, Danças Brasileiras e ainda outras surpresas.

Contamos com a presença de todos os Alunos, Professores, Funcionários e outros que queiram a assistir a este evento!!

APAREÇAM!!!!

domingo, 27 de abril de 2008

Queima das Fitas 2008 - Noites do Parque

Noites do Parque - Palco BWin

 A Comissão Central da Queima das Fitas 2008, depois de se ter desdobrado em esforços para garantir o melhor cartaz possível, vem agora apresentar o alinhamento definitivo das Noites do Parque da Queima das Fitas 2008.
 Sendo assim, o alinhamento é o seguinte:

 Sexta Feira (dia 2 / 3)
 Fingertips


The voices of Bob Sinclair & David Gueta – Gary Nesta Pine, Tara Mcdonald e Cozi
 Sexy Sound System

As Fans

 Sábado, 3 Maio:
Hands On Approach
David Fonseca
 Anthony B


Tuna de Medicina da Universidade Coimbra
Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra

 Domingo, 4 Maio:
GandaMalucos
Tiago Silva
José Malhoa

 Hi-Fi
Fan-Farra

 Segunda-feira, 5 Maio:
Diabolo
Quinta do Bill


 Primitive Reason
Estudantina

 Terça-feira, 6 Maio:
Soulbizness
 Mind da Gap
Clã


In Vino Veritas
As Mondeguinas

 Quarta-feira, 7 Maio:
Moranguitos
Jorge Palma
 Yves LaRock feat Jaba


Phartuna
Imperial Taffuc

 Quinta-feira, 8 Maio:
Pluma
 Ez Special
Gabriel, o Pensador


Coral Quecofónico do Cifrão

 Sexta-feira, 9 Maio:
Klepht


 Tiago Bettencourt
Groove Armada Dj set
Grupo de Cordas
Orxestra Pitagórica

 Sábado, 10 Maio:
Dapunksportif
James


 Mesa
Rags
Grupo de Fado



Noites do Parque - Palco Super Interessante

 O largo da Porta Férrea acolheu no dia 22, pelas 22h, a apresentação do Palco Super Interessante bem como o alinhamento que compõem as seis noites do parque.
 Este ano, além do Palco principal denominado de Palco Bwin, a Praça da Canção vai contar com um Palco mais alternativo, o Palco Super Interessante que fica ao fundo do recinto.
 A banda “Hi-Fi” deu um pequeno concerto aos presentes no lançamento do Palco Super Interessante.
 As bandas que vão actuar no Palco Super Interessante são as seguintes:

 Domingo, 4 Maio:
 23:15h PaperLost - S. João da Madeira
 24:30h My Cubic Emotion - Pombal
 01:45h Diesel-Hum - Aveiro

 Segunda-feira, 5 Maio:
 23:15h NAD - Aveiro
 24:30h Mc Ruze - Coimbra
 01:45h New Sketch - Tondela

 Terça-feira, 6 Maio:
 23:15h Eleven miles Apart – Oliveira de Frades
 24:30h The Spektrum - Leiria
 01:45h Tales for the Unspoken - Coimbra

 Quarta-feira, 7 Maio:
 23:15h Barca dos Castiços - Coimbra
 24:30h Ginga - Coimbra
 01:45h Rebimbomalho - Coimbra

 Quinta-feira, 8 Maio:
 23:15h On a Plain - Viseu
 24:30h HI-FI - Viseu
 01:45h Josué, o Salvador, em busca da perdição - Coimbra

 Sexta-feira, 9 Maio:
 23:15h Inflow - Coimbra
 24:30h The guys from the caravan - Lisboa
 01:45h Classficados – Porto

 No fim dos concertos, a animação ficará a cargo de dj`s da Rádio Universidade de Coimbra.



Saudações Desportivas,


Desporto Coimbra

Jantar de Serenata da Queima 2008

O Jantar irá realizar-se na Área coberta do espaço da Pista de Radiomodelismo do Estadio Universitário (o mesmo da última febrada e do jantar da serenata da Latada), no próximo dia 2 de Maio de 2008, pelas 20h00. Preço e ementa ainda a definir.





A inscrição e confirmação da vossa presença no jantar poderá ser feita na cartolina que se encontra no placar na entrada do Pavilhão 3 ou via e-mail para a caixa de correio electrónico da comissão (comissaocarro0708_fcdef@hotmail.com) até à próxima quinta-feira, dia 1 de Maio, até às 12h30.

Saudações Desportivas,

Desporto Coimbra


P.S. - Um pouco de história...

"Foi a partir de 1899 que se começou a alicerçar o que, mais tarde, viria a ser a Queima das Fitas, com a realização do ”Centenário da Sebenta” que pretendeu ser uma réplica aos centenários comemorados entre 1880 e 1898, no intuito de homenagearem diversas figuras e factos. O ponto comum destes centenários era a sua apresentação pública na forma de um cortejo, com fogo de artifício, sarau e touradas. Porém, estas formas de homenagem não eram as mais próprias, uma vez que deturpavam o verdadeiro significado das efemérides. Surge assim, a ideia da realização de um centenário humorístico, ridicularizando os até então feitos, tomando por base a sebenta, compilação dos apontamentos do professor. O Centenário da Sebenta passa a ter, assim, um âmbito critico de carácter geral e, ao mesmo tempo, particular, já que se protestava contra a exploração dos sebenteiros. A estrutura de tal manifestação confinou-se a cortejos alegóricos e a um sarau. Tratava-se agora de desenvolver esta ideia.



Nos anos seguintes, o 4º ano jurídico organiza festas da mesma espécie e introduz um aspecto inovador: o queimar das fitas que se usavam nas pastas e que eram indicadoras da sua condição de pré-finalistas. A fita é uma consequência das pastas dos meados do século passado que tinham para prender as duas partes que a compõem, três laços de fita estreita da cor da Faculdade do utente, um de cada lado, ao meio das bordas da pasta. O queimar das fitas acabou por se transformar num acto simbólico cujo significado assenta no atingir um objectivo próximo: o término do curso.



Em 1905 realizou-se o "Enterro do Grau” em consequência de uma reforma dos cursos universitários que mantinha os graus de Licenciado e Doutor e abolia o grau de Bacharel. Este facto levou a um festejo de estrutura idêntica aos anteriores. No entanto o “Enterro do Grau" é mais uma manifestação a ligar os festejos anteriores ao que viria a ser mais tarde a Queima das Fitas, porque pela primeira vez, se verificou a participação activa da população de Coimbra, começando a verificar-se que a Queima das Fitas era já urna festa de comunhão com a população da cidade, cuja iniciativa pertencia aos estudantes.



No ano de 1913 um episódio marcou a história das festividades académicas, quando no dia 27 de Maio, devido a um incidente motivado pela Academia, um tenente da guarda ficou sem o boné. Eivados da característica irreverência académica os estudantes gritavam constantemente: "olha o boné”. Devido à repercussão que o facto teve na época, este dia foi tornado, durante muitos anos,como o dia principal dos festejos.



Verificaram-se até 1919 alguns interregnos, condicionados pelas condições políticas, económicas e sociais da época, como por exemplo a proclamação da República e a 1ª Grande Guerra Mundial.



Mas foi de facto neste ano, 1919 que as celebrações académicas começaram a adquirir a estrutura que conservam actualmente.


Pela primeira vez os quintanistas de todas as faculdades celebraram em pleno a festa da Queima das Fitas, para além de se ter dado um passo importante para a sua sedimentação, a cada ano surgiam elementos novos a todos os níveis enriquecedores:


  • a Garraiada, em 1929/30;
  • a Venda da Pasta, actividade benemérita cuja receita revertia a favor do Asilo da Infância Desvalida (hoje Casa de Infância Doutor Elysio de Moura), em 1932;
  • o Baile de Gala das Faculdades em 1933.
Com repercussão enorme a nível nacional, a Queima das Fitas rapidamente ultrapassa fronteiras, atingindo níveis nunca antes alcançados por qualquer outra organização do género.


Entretanto, das crises estudantis de 1969, resultou o decreto de luto académico que culminou com a não realização da Queima das Fitas desse ano.
Em 1972 alguns quartanistas, em plena rebeldia ao luto académico, tentaram e realizaram alguns actos comemorativos, mas todos debaixo de telha. Houve cartaz e selo, mas não houve cortejo.

Com a revolução de Abril de 1974, os conflitos pareciam ter perdido razão de existir com o término do regime vigente desde Maio de 1926. No entanto, posições radicais deram origem a confusões, ficando gerações sucessivas de estudantes privados de expandirem os seus anseios, especialmente consubstanciados na sua festa académica que tudo parecia indicar que não se voltaria a realizar.Mas tal não se verificou e, após um interregno de onze anos, a “QUEIMA DAS FITAS - festa de secular tradição", voltou a realizar-se em 1980, um ano depois da realização da Semana Académica, iniciativa da direcção-geral da A.A.C., que funcionou como uma sondagem à academia e à população da cidade. A franca adesão e o entusiasmo verificado vieram a comprovar que todos ansiavam pelo retomo da Queima das Fitas, pois esta manifestação de alegria estudantil faz parte integrante das tradições de uma academia que foi ímpar e tenciona continuar a sê-lo. E, fazendo as tradições parte do património cultural das regiões onde se enraízam, toma-se prioritário fazê-las reviver em cada ano e proporcionar a oportunidade aos estudantes e população de confraternizarem salutarmente.” (de Sofia P.N.Rosário in Queima das Fitas/Centenário A.A.C.)

A Queima das Fitas é a explosão delirante da Academia, consistindo para os Quartanistas, Fitados e Veteranos, na solenização da ultima jornada universitária, ou seja, o derradeiro trajecto de vivência coimbrã.

Actualmente na Queima há a emancipação dos caloiros, e o término da Praxe nesse ano lectivo; para os quintanistas representa o último acontecimento do seu percurso estudantil, o fim da caminhada irreverente de estudante."

in, http://dg.aac.uc.pt/?section=submodule&sub=display&submodule_id=203

terça-feira, 15 de abril de 2008

Torneio de Futsal NECDEF/AAC

Decorreu na passada quarta-feira dia 9 de Abril o Torneio de Futsal NECDE/AAC. Foi mais uma iniciativa do NECDEF/AAC com bastante sucesso.

Aqui fica a classificação:

1º Lugar
SEI LÀ
- Dário Neto
- Fábio Oliveira
- Tiago Poim
- Rafael Santos
- Gonçalo Jordão
- Daniel Carvalho
- Ivon Brandão
2º Lugar
T1 FC
- João Marques
- Sérgio Pedro
- Manuel Oliveira
- André Rasteiro
- João Teles
- Bruno Faria
- Jonatas Teixeira
- Nuno Lopes
3º Lugar
FIGUEIRA TEAM
- Ricardo Figueira
- João Neves
- João Sousa
- Francisco Lérias
- Marco Lopes
- Claudio Costa
- Filipe Simões

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Semana Desportiva

No ambito da semana da Queima das Fitas 2008, o NECDEF/AAC irá realizar um Torneio FCDEF-UC designado "Semana Desportiva", este destina-se a equipas de estudantes, alunos e funcionários da FCDEF-UC.



A "Semana Desportiva" irá decorrer entre os dias 5 e 9 de Maio das 15h as 18h.



As equipas serão constituidas por 7 elementos e são obrigatoriamente mistas com pelo menos 2 elementos do sexo masculino e 2 elementos do sexo feminino e ainda 2 professores ou 1 professor e 1 funcionário.



As incrições deverão ser entregues na caixa de correio do NECDEF/AAC junto à biblioteca no Pavilhão 3 do Estádio Universitário.



Data Limite de Incrições: 30 de Abril



Regulamento




Ficha de Inscrição

PRÉ-REQUISITOS FCDEF-UC 17 E 18 DE ABRIL


Dia 17 de Abril, a Comissão de Carro FCDEF 2008 vai organizar uma Mega Febrada de Recepção ao Quase Caloiro no ambito da realização dos Pré-Requisitos na FCDEF-UC, durante os dias 17 e 18 de Abril.

A Febrada terá início pelas 21h junto ao Auditório da FCDEF-UC.

As inscrições serão na cartolina que irá ser colocada no Pavilhao 3 do Estádio Universitário.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Satisfação/Insatisfação e Stress Docente - Estratégias de Coping


Irá decorrer no dia 16 de Abril pelas 15 horas, no Auditório do Estádio Universitário, mais uma iniciativa do NECDEF/AAC, uma Palestra subordinada ao tema:

Satisfação/Insatisfação e Stress Docente - Estratégias de Coping

Esta palestra terá como prelectora a Prof. Dra. Susana Ramos, docente da FCDEF-UC.



Todos os participantes terão direito a Certificado de Participação.

As inscrições estão limitadas a apenas 15 pessoas.

Inscrições para:
necdef-aac@hotmail.com

terça-feira, 8 de abril de 2008

Concurso - Foto Tavira


1º CONCURSO DESPORTO COIMBRA

TAVIRA 2008

Regulamento:

- Os participantes têm que ser estudantes da FCDEF-UC;
- Cada participante pode enviar 1 foto para cada categoria;
- As fotos devem ser enviadas para o mail desporto.coimbra05@gmail.com;
- Os temas são:

FCDEF-UC & TAVIRA 2008

TAVIRA 2008


- Não serão aceites montagens e fotos com efeitos "photoshop".
- Podem enviar as vossas fotos até ao último dia do corrente mês.
- As fotos de todos os participantes serão postadas no blog.

PRÉMIOS

Para a categoria FCDEF-UC & TAVIRA 2008 - 3 bilhetes pontuais para a Queima das Fitas 2008

Para a categoria TAVIRA 2008 - 2 bilhetes pontuais para a Queima das Fitas 2008

Qualquer dúvida deixem um comentário no post.

Saudações Desportivas,

Desporto Coimbra

PARTICIPEM!!!!!

sábado, 5 de abril de 2008

T-Shirt Queima 2008

Opção 1 (Tou com a Cabra - Queima das Fitas 2008 Desporto Coimbra)
Opção 2 (Tou com a Cabra!)





O Desporto Coimbra vai lançar a 1ª T-Shirt Oficial. Estas são as duas opções, devem votar naquela que gostam mais. Por agora pedimos a todos os interessados que enviem um e-mail com a quantidade e o tamanho que querem para podermos fazer uma estimativa. São aceites críticas e sugestões para melhorar a T-Shirt. Deixem o vosso comentário.

"Encomendas" para: desporto.coimbra05@gmail.com

O preço final da T-Shirt não vai ultrapassar as 7Bolas, podendo até baixar dependendo da procura da mesma.


Saudações Desportivas,

Desporto Coimbra

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Fotos Tavira


O Desporto Coimbra quer tomar a iniciativa de realizar álbuns fotográficos dos eventos mais marcantes para os estudantes da FCDEF-UC (Recepção ao caloiro, Latada, Queima das Fitas, Tavira, etc…), para isso é necessária a colaboração de todos nós. Pedimos a todos aqueles que têm fotos, que as enviem para o e-mail do Desporto Coimbra – desporto.coimbra05@gmail.com.

Vamos ainda eleger a melhor foto de cada “evento”, neste caso o 1º evento será o International Sports Meeting’08. Participem…

Aqui fica o link da galeria fotográfica dos estudantes de Informática. (Para ficarem com uma ideia daquilo que queremos fazer.)

http://www.flickr.com/photos/neiaac/

PARTICIPEM!!!

P.S. – As fotos vencedoras poderão ter direito a prémios.

Saudações Desportivas,

Desporto Coimbra

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig