domingo, 28 de setembro de 2008

Caloiros 2008




Caros caloiros,

Com mais ou menos sofrimento, com mais ou menos olhos no chão, com mais ou menos dores nos joelhos todos acabaram por superar a 1ª semana.

Caloiros não esquecer que na próxima semana há "PEDDY TASCAS" e como é tradição o pijama é obrigatório!! Também como é tradição vai haver inspecção... Esperamos que saibam do que estamos a falar!

Sugerimos que deixem a vossa opinião sobre a praxe, não é que a vossa opinião seja muito importante mas podem sempre fazê-lo! :)

Quem tiver fotos das praxes pode enviar as melhores para desporto.coimbra05@gmail.com.

Saudações Desportivas,

Desporto Coimbra

9 desportistas tiveram algo a dizer:

Anônimo disse...

Boa noite!

Sendo eu caloiro vou colocar a minha sincera opinião sobre as praxes - acreditando que ao contrário do que referem no post - seja de alguma forma importante!

Começo por dizer que estou a gostar do ambiente da faculdade: pessoas simpáticas, prontas a ajudarem para qualquer eventualidade, tudo inserido num bom ambiente escolar.

Mas nem tudo são rosas… Tenho assistido às mais variadas situações de praxe, entre estas houveram algumas que não me pareceram estar orientadas sob o principal objectivo da praxe: a integração dos novos alunos. Creio que existem doutores que se esquecem deste pormenor e que preferem valorizar a humilhação e a sua satisfação pessoal. Prefiro não me alongar muito mais neste assunto, fica apenas o alerta para futuras praxes.

É de assinalar que isto que acabo de referir não é de todo a parte predominante das praxes. Felizmente há praxes criativas e originais que visam a nossa integração!

Aproveito também para agradecer a 2/3 doutores – infelizmente não sei os nomes – que me auxiliaram num momento pessoal menos bom no passado dia 22.

P.S Ainda não tenho Padrinho!

Rui Santos

Anônimo disse...

Boas

eu tambem sendo caloiro acho que devia haver uma maior inter-acção entre caloiros e doutores...concordo com o que o rui santos disse, nem tudo sao rosas, há doutores e doutores, há deles 5* e outros que nem sabem o que é a praxe, contudo tenho a dizer k há deles um pouco pro burros e atrasados...e a carapuça serve a quem a coloca...

PS: tambem nao tenho padrinho/ madrinha

Ivan Araujo disse...

Boas

-Desde quando é que um caloiro sabe o que é ou não é praxe, quando este ainda nem iniciou o seu percurso académico?
-Bons e maus, há em todos os sítios e vais encontrar disto durante a tua vida toda.

Por último, temos a dizer que confiamos plenamente no 'trabalho' realizado pelos nossos colegas(entenda-se trabalho como praxe), uma vez que estes também passaram pelo mesmo processo que, vocês caloiros estão a passar.

O objectivo da praxe passa pela integração e sociabilidade entre caloiros, de forma a que estes percam a vergonha inicial, que é hábito. Não entendam como humilhação algumas das praxes, pois só é humilhado quem quer e quem não conhece.
Um dia mais tarde vão perceber.

Os momentos mais marcantes na vida de um estudante, é o ano de caloiro.Por isso aproveitem, divirtam-se e colaborem na praxe,pois daqui a um dois ou mais anos, vão relembrar.

Saudações académicas
Ivan Araújo e João Almeida

Anônimo disse...

Valaver, eu, no inicio quando fui estudar para coimbra nao me habituei logo, achei a cidade muito diferente daquilo a que estava habituado.
A minha terra tem muitas vaquinhas, porquinhos, ovelhinhas e em coimbra nao encontrei nada disso, digo isto nao como critica destrutiva mas como critica construtiva, que dizer, eu tinha toda a boa vontade em tratar desses animais todos mas uma vez que nao os ha, tive que me habituar.
Ora a praxe, é bonita.
Começei a conhecer melhor a cidade que eu tanto ouvi falar na minha aldeia. Carros, predios, passadeiras, bem, tudo o que uma cidade almeja.
Começei a evoluir, fui criando novos conceitos que me eram completamente estranhos no passado, e agora posso chamar-me de: moderno!.
Graças a coimbra e a esta grande familia que é a Universidade, hoje sou um homem com muitas portas abertas, com objectivos na vida, nao de me tornar um bom profissional mas sim um excelente cidadão, evoluir até morrer é hoje o meu tema de vida.

Anônimo disse...

ah, esqueçime a pouco, ó Rui, tens que ter calma.

Anônimo disse...

Pedro e rui fico muitíssimo contente com os vossos comments...
vejo que os meus colegas estão a fazer um bom trabalho.

A porta dos anti-praxe encontra-se aberta e a sua sede situa-se no cimo da rua Padre António vieira. Passa por lá e aconselha-te...

Anônimo disse...

Caro "anónimo", ao menos podias ter a decência de te identificar.

Cumprimentos

Rui Santos

Anônimo disse...

Gervásio Manuel da Salvação Palha,
Matricula do Trator: 13-AA-98

Anônimo disse...

Só para clarificar algumas questões:

A Praxe Académica é um conjunto amplo de tradições usos e costumes académicos que se praticam e repetem ao longo dos anos. Fortemente ligada ao conceito de Praxe Académica, está a tradição de integrar os caloiros na sua nova escola e nos próprios costumes, pelo que a praxe tem também um ritual inicial fortemente hierarquizado, sublinho, fortemente hierarquizado!

Isto é, somos todos colegas mas há diferenças hierárquicas entre nos! Há alturas para tudo; para beber copos, rir, cantar, e conviver com os doutores mas, na praxe, n há “amizades”… Depois da latada podemos ser todos os melhores amigos. Para o ano são vocês a praxar, portanto eu espero que o façam melhor que nós e não cometam o erro de fazer o mesmo do qual se queixam este ano (que acho que não tem sido nada abusivo, antes pelo contrário) e depois se justificarem dizendo “o ano passado fizeram-me o mesmo”… Pois senão para o ano são vocês os burros e atrasados (esta era paro o caloiro Pedro)!

Portanto, vão às praxes, desfrutem, divirtam-se, gritem bem alto por Coimbra e pela FCDEF, sejam caloiros e colegas unidos e quando vestirem capa e batina pela primeira vez sintam-se orgulhosos disso e pensem “sofri mas valeu a pena”!

P.S.: quem me dera ser caloiro outra vez…

E sai aqui um sentido FRA por Coimbra, pela FCDEF e pela grande academia que é a nossa AAC!!

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig